Se você já trabalha com uma estratégia de marketing digital para empresas, com certeza busca aprender como ranquear conteúdo do blog da sua companhia. Afinal, sem um bom posicionamento nos motores de busca, fica difícil conquistar um fluxo estável de visitantes.
Se um fluxo estável de visitantes, a sua estratégia digital fica menos eficaz e gera menos resultados para você e sua empresa.
Uma das maneiras de conquistar mais seguidores é ao atualizar conteúdo antigo do seu blog para que ele ranqueie melhor nos motores de busca. Afinal, uma das vantagens do Marketing de Conteúdo é poder atuar no longo prazo, com a atração contínua de visitantes mesmo anos depois do post ser publicado.
Se você quer aprender como ranquear conteúdo do blog ao atualizar seus posts antigos, siga a leitura deste artigo até o fim!
Estabeleça uma estratégia de como ranquear conteúdo do blog
O primeiro passo para aprender como ranquear conteúdo do blog é desenvolver uma estratégia e colocar a mão na massa. Afinal, grande parte do aprendizado vem com a aplicação prática de vários conceitos.
Alguns especialistas internacionais debatem que, a partir de 100 posts criados no seu blog, já vale a pena começar a atualizar mais os conteúdos antigos do que produzir novos. Acima de 1000 páginas, o ideal é dedicar 80% do seu tempo a atualização de matérias publicadas.
Por isso, estabeleça uma estratégia inicial de atualizar conteúdos antigos, separe parte da sua equipe para cuidar desse trabalho e você começará a notar os resultados aparecendo.
Analise seu conteúdo antigo para identificar oportunidades
A melhor maneira de atualizar seu conteúdo antigo para gerar mais tráfego é pela análise minuciosa dos números e métricas referentes aos posts. Por isso, abra o seu Google Analytics e comece a trabalhar.
O primeiro passo que devemos tomar é categorizar os posts antigos em dois grupos: aqueles que tinham sucesso antes e os que nunca receberam muitas visitas.
No primeiro grupo, o trabalho será mais fácil. Como eles costumavam ranquear na primeira página, o objetivo será apenas tentar atualizá-lo para que ele volte a se posicionar bem. Por isso, adicionaremos um pouco de conteúdo e ajustaremos a legibilidade para tentar voltá-lo a primeira página.
Já no segundo grupo, o trabalho será mais complicado. Em primeiro lugar, será preciso entender se o conteúdo nunca recebeu muitas visitas por não ser relevante ou não conseguir converter os buscadores.
Se for o primeiro passo, será necessário reescrevê-lo para torná-lo relevante para a palavra-chave em questão. Já se for o segundo caso, então pode ser preciso apenas criar um título chamativo e uma boa descrição para chamar cliques.
Você pode descobrir isso ao analisar as métricas dos posts. Se eles contam com baixa taxa de cliques no Google, então o problema pode ser no título. Já se eles são clicados, mas as pessoas saem logo, então o conteúdo não é relevante.
Adicione palavras-chave de cauda longa no conteúdo
Uma boa maneira de atualizar um post antigo para torná-lo mais visitado é adicionando alguns trechos para ranquear em palavras-chave de cauda longa. Isso é possível, no entanto, apenas quando a página já ranqueou bem para a sua keyword principal.
Por exemplo, suponha que você tem um artigo que costumava ficar na primeira página da palavra-chave: “Brinquedo para cachorro”. Pode ser uma boa atualizá-lo com seções que apresentem as palavras-chave: “como escolher brinquedo para cachorro”, “melhores brinquedos para cães” ou “brincadeiras para cachorros idosos”.
Dessa forma, o conteúdo ganha corpo e relevância, além de passar a ranquear melhor em mais termos e se tornar mais acessado nos motores de busca.
Invista em novas mídias para incrementar o conteúdo
Uma prática recomendada pelo Google é adicionar diferentes mídias em um mesmo conteúdo. Essa é uma ótima maneira de atualizar posts antigos e voltar a torná-los relevantes para a sua estratégia.
Dentre as diferentes mídias para conteúdos, uma das mais populares é o infográfico. Especialmente útil em textos explicativos e tutoriais, a imagem ajuda a transmitir conceitos de forma visual, o que enriquece qualquer post.
Outro formato de mídia muito popular é o vídeo. Ele pode ser usado em diversos tipos de posts, como tutoriais, esclarecimento de dúvidas e até exibição do produto da sua empresa em ação. Outra boa ideia é criar uma versão em vídeo do conteúdo do artigo.
Para completar, uma terceira mídia que ajuda muito a enriquecer o conteúdo é o áudio. Alguns blogs usam serviços que transformam o texto escrito em áudio, o que facilita o consumo e aumenta o tempo médio de cada visita.
Deu para ver como ranquear conteúdo do blog da sua empresa? Seguindo essas dicas, ficará mais fácil atualizar posts antigos e ganhar mais visitas, garantindo assim um fluxo constante de leitores para a sua estratégia digital.
O que você achou das nossas dicas? Já colocou alguma delas em prática? Então conte pra gente os resultados nos comentários abaixo!