Como captar clientes: 5 estratégias efetivas
Todas as empresas precisam saber como captar clientes de maneira barata e eficaz. Afinal, o custo de captação de novos consumidores é uma das métricas mais importantes para a saúde financeira do negócio.
Além disso, toda empresa precisa de novos clientes se quer crescer. É fato que ter uma base estável de consumidores frequentes é sinal de ótima gestão e de estabilidade financeira, mas crescimento só vem com novos clientes.
No entanto, como captar clientes de maneira eficaz? Quais são as estratégias mais poderosas para quem quer aumentar a sua carteira de clientes? É o que veremos no artigo de hoje.
Portanto, siga a leitura para saber mais sobre o assunto!
Faça uma estratégia completa de Marketing de Conteúdo
Uma das maneiras mais eficazes de captar clientes na Internet é com uma estratégia completa de Marketing de Conteúdo. Essa técnica é interessante pois é permanente (dá resultados o tempo todo), barata (a longo prazo o custo fica ainda menor) e muito poderosa.
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que visa atrair o público para a plataforma da sua empresa, gerando autoridade e educando o mercado.
A estratégia é montada ao redor de um funil de vendas. Ele consiste em três partes: atração, conversão e venda. Cada estágio exige conteúdos específicos para poder conduzir o consumidor pelo funil.
Uma estratégia completa de Marketing de Conteúdo, no entanto, deve misturar diferentes mídias de conteúdo (textos em maioria, mas também ebooks, cases de sucesso, webinars, vídeos, podcasts, infográficos), além de conceber toda a jornada do consumidor, suas dores e problemas.
No entanto, os resultados são excelentes e continuam a gerar rendimentos e clientes mesmo depois de anos de um artigo ter sido publicado.
Prospectar empresas por categorias é uma maneira de como captar clientes
Uma forma mais direta de captar novos consumidores é ao prospectar clientes pela Internet em ferramentas que pesquisar e dividem empresas por categorias.
Existem determinados serviços, como o CNPJ.biz, que permite que os seus usuários possam pesquisar em um catálogo atualizado de empresas registradas na Receita Federal, além de separá-las por dados segmentados.
Por exemplo, suponha que você seja um advogado especializado em compliance trabalhista e trabalhe com empresas de construção civil.
Usando essas ferramentas, é possível obter o contato de todas as empresas na sua região, que trabalham com construção civil e tenham faturamento médio adequado para pagar pelos seus serviços.
Assim, fica mais fácil obter uma lista para as chamadas cold calls, que acontecem quando se liga para oferecer um serviço a um cliente que não tinha relação anterior com a sua empresa.
Revisite clientes que não fecharam negócio anteriormente
Muitas vezes, uma das melhores maneiras de como captar clientes é voltar ao passado. Ou o mais próximo disso possível, claro.
Todo empreendedor sabe que nem todos os consumidores que já entraram em contato com a sua empresa se tornarão clientes. Alguns rejeitaram o negócio por causa do preço, por não ser exatamente o que procurava ou por qualquer outra razão.
Entretanto, vale a pena revisitar esses consumidores, se possível, para tentar convertê-los em possíveis clientes eventualmente.
Por exemplo, suponha que você seja aquele advogado especializado em compliance trabalhista que mencionamos anteriormente. Talvez um cliente prospectado no passado não tinha a verba para fechar negócio na época. No entanto, agora que já sentiu o peso financeiro de uma condenação trabalhista, possa se interessar em pagar pela consultoria.
Esteja em feiras onde seus clientes estarão presentes
Uma das estratégias de como captar clientes mais eficazes é ir onde eles estão. E uma das melhores maneiras disso é participar de feiras que interessam ao seu segmento de atuação.
Todas as áreas contam com diversos eventos pelo ano que são verdadeiras minas de ouro para um bom prospector. Por isso, se prepare para apresentar o seu produto ou serviço e monte uma agenda com todos os eventos interessantes para o seu nicho de atuação.
Então, participe de todas elas e apresente seus produtos e serviços para as pessoas ali, fazendo um bom networking no processo.
Peça por indicações aos seus clientes atuais
Não é à toa que dizem por aí que o Marketing Boca a boca é “a alma do negócio” para as pequenas e médias empresas.
A razão disso é óbvia: estudos já confirmaram que as pessoas estão muito mais propensas a contratar um serviço ou comprar um produto se receberem uma indicação positiva de um conhecido.
Por isso, a estratégia de marketing mais eficaz do mundo é a de indicação. Portanto, não hesite em pedir recomendações dos seus clientes.
Entre em contato com os clientes que mais gostam dos seus serviços atuais e peça que eles indiquem sua empresa para colegas que também precisam dos serviços.
Se você vender mercadorias, estabeleça promoções de incentivos a indicações, como a famosa “indique um amigo e ganhe descontos”.
Com essas 5 formas de como captar clientes, sua empresa terá um fluxo estável de novos consumidores e novas fontes de renda para crescer sustentavelmente.
E aí, qual dessas estratégias você já usou? Conte pra gente nos comentários abaixo!