À medida que os concorrentes fortalecem seus perfis on-line, cresce a necessidade de diferenciar a identidade da sua marca nas mídias sociais.

Construir uma marca reconhecível, conhecida por suas qualidades positivas, ajudará a conquistar e reter seguidores. A execução bem-sucedida de estratégias de marca também pode ajudar a conquistar clientes.

Mas desenvolver uma presença poderosa nas redes sociais é um desafio que você não pode superar rapidamente.

Considere usar essas 10 estratégias de Branding para aplicar em mídias sociais, ajudando-o a alcançar uma forte presença de marca no seu segmento de mercado.

 

Marketing de influência

Para aqueles que construíram seguidores respeitáveis ​​nas mídias sociais, muitos estrategistas consideram o marketing de influenciadores um próximo passo na construção do reconhecimento da marca.

Ao obter um influenciador que se alinha estreitamente com sua imagem para promover sua marca, isso fará com que o  público associe sua marca mais de perto a essa imagem deste influenciador.

Embora sua marca possa não ser capaz de contratar uma estrela de TV ou um influenciador que impacte milhões de pessoas, é quase certo que existem influenciadores em seu setor que podem oferecer benefícios de marca.

Identifique influenciadores com base nas hashtags e palavras-chave com as quais eles publicam.

 

  1. Conecte-se com influenciadores

O primeiro passo na execução de uma campanha de marketing de influenciadores é identificar influenciadores adequados.

Claro, eles devem ter um grande público. Mas essas audiências devem estar envolvidas. Alguns estudos mostram que a taxa média de engajamento no Instagram está entre 1 e 2%, portanto, qualquer valor superior é adequado para um influenciador.

O próximo passo é construir um relacionamento com um influenciador que corresponda aos seus critérios.

Você pode começar seguindo influenciadores em seus principais canais sociais, interagindo com suas atualizações e compartilhando seu conteúdo.

Depois de criar um bom relacionamento, lance uma campanha que construa a imagem da sua marca enquanto beneficia o influenciador. A próxima seção aborda mais informações sobre como fazer isso.

 

  1. Faça com que um influenciador assuma o controle

Conseguir que um influenciador administre seus canais sociais por um dia leva os fãs a segui-lo, enquanto dá a ele outro caminho para mostrar inteligência e conhecimento.

 

Mensagens consistentes

A construção da marca nas mídias sociais envolve, em grande parte, a criação de temas – ou mensagens – e demonstrá-los regularmente através de textos e imagens.

Enquanto as campanhas de marketing de influenciadores podem ser melhor executadas quando você tiver um número considerável de seguidores, mensagens consistentes devem começar quando você ingressar em um canal social.

Pode levar tentativa e erro para ver quais tipos de conteúdo melhor se adequam com o público-alvo.

Mas, depois de descobrir isso, ser consistente nas mensagens deve reforçar a imagem da sua marca.

 

  1. Otimize sua biografia e perfil

Seus perfis sociais devem resumir sua empresa e suas principais mensagens, atuando como um argumento para quem a visita.

Resuma os benefícios do uso de seus produtos ou serviços na descrição do seu perfil, incluindo palavras-chave aplicáveis ​​para facilitar a localização da sua conta para membros do público. Você também deve fornecer outro método de contato para consultas comerciais sérias.

Dependendo da plataforma, você também pode alterar o plano de fundo, a imagem do perfil e as cores do tema para refletir seu logotipo e corresponder ao seu site.

Ao fazer isso, os consumidores começarão a reconhecer os ativos da sua marca.

 

  1. Desenvolva sua voz

Estabelecer um tom de publicação comum torna suas atualizações distintas e facilmente reconhecíveis. Isso também pode ajudar a estabelecer uma conexão com seu público-alvo, principalmente se sua voz estiver em sintonia com eles.

Se você não estiver familiarizado com frases ou jargões relevantes do seu setor, monitore seus principais canais sociais mais de perto. Você provavelmente identificará termos de nicho que poderá usar para desenvolver a forma com que sua marca se comunica com seu público.

 

  1. Seja consistente com essa comunicação

Você deve ser consistente com sua comunicação – e os tópicos sobre os quais você publica – para criar uma conexão autêntica com seu público-alvo, influenciando-o a manter sua marca em destaque.

Caso contrário, a comunicação que você trabalhou arduamente para criar pode parecer forçada e fingida.

Desviar dos tópicos principais também pode comprometer o tom da marca e as mensagens.

 

  1. Publique regularmente

Como a marca de mídia social se concentra em influenciar seu público-alvo a reconhecer e lembrar facilmente de você, a publicação irregular prejudica seus esforços, impedindo que você mantenha feeds de notícias do usuário.

A frequência de postagem depende da atividade do público e de como os membros do público se envolvem.

Por exemplo, você pode perceber que postar de manhã recebe mais respostas do que fazê-lo à noite. Você também pode ganhar mais engajamento postando duas vezes por semana em vez de cinco vezes em uma determinada plataforma.

Isso levará algumas tentativas e erros para determinar.

No entanto, uma programação de postagem ideal ajuda a manter a atenção do usuário enquanto potencialmente ganha mais seguidores.

 

  1. Dê atenção ao visual

As imagens podem ser ferramentas poderosas para encapsular a identidade e as mensagens da sua marca, em vez de imagens aparentemente aleatórias com o seu logotipo colado.

O conteúdo visual deve refletir:

  • Temas que sua marca representa
  • Valores únicos ou diferenciadores da sua marca
  • Os tópicos em que seu público está interessado

Além de atrair fãs, o conteúdo visual dessa qualidade cria e solidifica a identidade da marca.

 

Engajamento Contínuo

O envolvimento frequente de fãs, seguidores e outros membros da audiência permite que você se comunique e demonstre constantemente os principais valores da sua marca.

Você pode envolver o público compartilhando conteúdo original e de terceiros vinculado a mensagens da marca ou executando concursos e eventos sociais relacionados a eles.

Para as marcas B2C, responder aos usuários também exemplifica características favoráveis, como simpatia e prestatividade, especialmente ao responder perguntas e ajudar a resolver problemas.

Como bônus, o engajamento regular ajuda a manter sua marca no topo das mentes dos consumidores. Isso pode potencialmente aumentar as vendas e outras ações significativas.

 

  1. Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário

Como postar depoimentos em seu site, o compartilhamento de conteúdo gerado por usuários que retrate positivamente sua marca pode fortalecer sua identidade.

Considere que mais de 90% dos consumidores confiam na mídia caracterizada como boca a boca de fontes imparciais – mais do que em todos os outros tipos de publicidade.

Veja uma empresa de roupas de tamanho grande, por exemplo.

Para colher os benefícios do boca a boca nas mídias sociais, compartilhe conteúdo semelhante gerado pelo usuário.

 

  1. Crie grupos e comunidades (ou participe deles)

Criar ou participar de grupos e comunidades ajuda a superar as baixas taxas de engajamento orgânico de muitas redes.

Isso ajuda a gerar um burburinho em torno do conteúdo da sua marca. Você pode alcançar usuários interessados ​​em seu setor ou ofertas, evitando cronogramas lotados que atualizam e ocultam constantemente suas postagens.

Por exemplo, uma empresa de análise pode criar, moderar e promover um grupo sobre mineração de dados. Isso não apenas dá à empresa outro método de atrair o público-alvo, como também promove os esforços de marca.

Isso porque, aos olhos dos membros do grupo, a empresa se alinha com imagens de pesquisa e análise.

 

  1. Participar de bate-papos

Semelhante a grupos e comunidades, os bate-papos no Twitter permitem que você envolva diretamente membros do seu mercado-alvo para criar um zumbido em torno das ideias, opiniões e conteúdo da sua marca.

Use a hashtag de um bate-papo para interagir com os participantes do setor – de possíveis clientes a outros negócios. Você provavelmente aumentará sua contagem de seguidores enquanto responde a perguntas e interage com outros participantes.

Esse tipo de conversa direta e engajamento permite demonstrar conhecimento e ajuda a construir a reputação da marca entre as vozes ativas do setor.

Considerações finais sobre essas estratégias de Branding nas mídias sociais

É importante que os profissionais de marketing digital garantam que suas atividades – desde campanhas de influenciadores até monitoramento ativo de mídias sociais – ajudem a estabelecer uma identidade de marca clara.

Isso significa que você não deve postar com a única intenção de obter ações e conquistar seguidores. Em vez disso, pense em como suas ações podem apoiar as metas e a percepção da marca.

Os compartilhamentos e seguidores aparecerão enquanto você trabalha para criar uma reputação única que ressoa com seu público-alvo.