Backlinks: guia para ter sucesso em 2020

Os backlinks são links de outras páginas que podem apontar para um determinado site, blog ou página, conferindo assim maior autoridade para esse site e domínio.

Backlinks são excelentes especialmente para a estratégia de SEO,  seja para aqueles que desejam conquistar mais autoridade para uma página ou mesmo, para quem deseja melhores posições no Google e claro, que um objetivo pode estar diretamente relacionado ao outro.

Nesse artigo vamos apresentar um pouco sobre o que são os backlinks e ainda, quais são as principais estratégias para ter sucesso em 2020

Aprofundando os conhecimentos em backlinks

Sabemos que os mecanismos de busca utilizados pelo Google são capazes de avaliar centenas de itens para trazer os melhores sites com os melhores resultados, de forma instantânea quando uma pesquisa é realizada.

Dentre tantos itens que são analisados, um deles é a autoridade de uma página assim como, o nível de confiança que a mesma pode proporcionar uma vez que possui conteúdo de qualidade, relevante e que verdadeiramente, consegue resolver a dor dos seus usuários.

Existem algumas ferramentas e técnicas que são utilizadas para auxiliar a conquistar esse backlink, é importante saber que a autoridade não é determinada pela quantidade de links que conquistou, mas sim, pela autoridade dessas páginas que irão apontar o link para o seu site.

Para entender melhor, vamos pensar da seguinte forma: não é de muito valor ter 10 sites com backlinks, se a autoridade dos mesmos, não passa de DA 8, por exemplo. No entanto, se possui 2 backlinks com DA acima de 30, é muito melhor para o seu site que irá conseguir maior autoridade para a página e ainda, ser facilmente encontrado pelos mecanismos e robôs do Google.

É importante entender esse conceito pois no passado, a quantidade era o que mais importava. Quanto maior o número de links apontando para um site melhor era, no entanto com o passar do tempo e a atualização do mecanismo de busca, foi possível entender que de nada valia essa quantidade, se os backlinks não eram bons, não tinham a ver com o segmento e até mesmo, se o conteúdo das páginas não eram de  qualidade.

Por tanto, se deseja iniciar nessa atividade ou ainda, se aprofundar é preciso saber que a qualidade sempre será melhor e mais bem vista, do que a quantidade.

Principais estratégias para backlinks

Agora que já sabemos um pouco mais sobre essa excelente técnica de backlinks, vamos conferir algumas estratégias que podem auxiliar a conquistar resultados melhores e de forma mais eficiente.

Pesquisa de sites

Sabendo que o princípio do backlink é conquistar a autoridade para o site nos motores de busca, o principal ponto a ser trabalhado é definir quais serão esses links que irão apontar para o seu site.

Lembre-se do conceito de qualidade vs quantidade. O backlink é visto como um verdadeiro voto de confiança, quando um novo assunto ou site é apresentado e portanto, o site que irá indicar uma nova página precisa ter a confiança dos usuários que acessam essa página.

Texto âncora

O texto âncora é muitas vezes aquele artigo que irá encontrar e puxar novos artigos, que tenham a ver com o mesmo segmento, se tornando um artigo clicável.

Esse artigo é muito utilizado em diversos sites e facilmente de ser encontrado. Na maioria das vezes é o artigo que trata de um assunto principal, mas que pode apontar para outros artigos que aprofundem o assunto ou ainda, que trate de assuntos relacionados.

Por exemplo, nós estamos tratando nesse artigo sobre back links, caberia perfeitamente aqui tratar sobre outros conceitos de SEO ou ainda, falar de alguns termos técnicos que estão relacionados ao back links ou mesmo, a técnica de link building.

Conteúdos de excelente qualidade

Quando pensamos em backlinks, não podemos pensar simplesmente na troca de link que estará em um determinado artigo.

É preciso pensar e elaborar corretamente esse artigo, para que ele seja também encontrado pelo título nos mecanismos de busca.

Dessa forma o site não fica limitado apenas as pessoas que visitam com frequência a página, mas aos novos visitantes que podem procurar por um tema específico e assim, descobrir e acessar o seu link que estará no site do parceiro.

Uma vez que geralmente quem pede a postagem é quem envia o artigo, lembre-se de que é de extrema importância que o artigo sem abem escrito e principalmente, que leve informações relevantes e de máxima qualidade, para proporcionar o aumento da autoridade do site que deseja.

 

2020-02-16T16:08:02-03:00
Open chat