Google ADS ou SEO: entenda as diferenças de cada estratégia

No Search Engine Marketing, Google ADS e SEO são estratégias centrais para quem deseja gerar mais tráfego. Com elas, é possível fazer a otimização de sites ou construir anúncios, o que pode trazer mais conversão.

Isso porque essas duas estratégias de SEM possibilitam um melhor ranqueamento nas pesquisas realizadas no Google. No entanto, existem muitas diferenças entre elas.

Para explicá-las de maneira mais adequada, mostramos como Google Ads e SEO podem ser usados para fazer com que sua página fique no topo das pesquisas feitas no Google. Acompanhe a leitura para saber mais!

 

Google Ads e SEO: o valor do investimento

 

Uma das principais diferenças entre Google Adwords e SEO diz respeito ao valor do investimento.

No caso do Google Ads, temos uma plataforma de construção de links patrocinados.

Isso significa dizer que os clientes que investem nesse tipo de estratégia de SEM precisam pagar por cada clique dado por usuários em seus links.

Por isso, é comum que os profissionais de marketing digital se refiram a esse serviço como um gerador de tráfego pago.

Ao contrário, o SEO é uma estratégia de SEM gratuita. Ela consiste em um conjunto de técnicas de otimização de sites de acordo com critérios considerados pelos algoritmos dos buscadores.

Mas, para que se possa implementar essas técnicas de maneira a trazer resultados concretos, é importante investir em uma equipe de profissionais.

Isso porque são muitos os fatores considerados pelos algoritmos dos buscadores, sendo a aplicação eficiente de SEO uma tarefa bastante complexa.

 

As diferenças entre Google Ads e SEO quanto à abrangência

 

Antes de escolher entre Google Adwords e SEO é preciso que se tenha em vista que as duas estratégias têm alcances distintos.

De fato, por ser um serviço exclusivo, o único buscador a exibir os anúncios construídos com o Ads será o Google.

Mas há também a possibilidade de anunciar displays em espaços publicitários de outros sites e blogs. O Youtube também pode exibir os anúncios.

Já a otimização de páginas com técnicas de SEO permite que links consigam melhores posições também em outros buscadores, como o Bing.

No entanto, a estratégia de SEO não permite a construção de anúncios para fazer publicidade em sites parceiros.

seo

O uso de palavras-chave no Google Ads e SEO

 

Google Ads e SEO se utilizam de palavras-chave como forma de obter melhores posições para os links.

Contudo, existem diferenças no que diz respeito ao uso desse recurso nas duas estratégias.

No caso do Ads, é possível utilizar mais opções de palavras-chave em cada anúncio.

Ademais, a plataforma oferece um recurso para que o usuário possa encontrar as palavras-chave mais relevantes.

De fato, o planejador de palavras-chave auxilia na seleção de termos mais precisos, levando em consideração frases ou termos relacionados ao negócio.

Quanto ao uso de palavras-chave em SEO, este deve se concentrar em poucos termos. O ideal é que essas palavras tenham a maior relevância possível.

Também existem ferramentas de pesquisa de palavras-chave para quem aplica técnicas de SEO. Entre elas, podemos indicar a Keyword Planner e a SEM Rush.

 

Google Ads ou SEO: qual é o melhor?

 

Diante de todas essas diferenças entre Google Ads e SEO, você pode estar se perguntando qual seria a melhor estratégia para sua empresa.

Um critério que pode ser utilizado para fazer uma escolha mais assertiva é a rapidez na entrega dos resultados.

Quanto a isso, o Google Ads parece ser uma opção mais recomendada. Isso porque conteúdos orgânicos demoram para ser indexados pelos mecanismos de busca.

De outro modo, o uso do Ads permite um melhor ranqueamento de maneira imediata.

No entanto, o SEO é um investimento de longo prazo que pode gerar bons resultados no futuro, possibilitando a criação de autoridade.

Isso porque essa estratégia não se baseia na construção de anúncios, mas no oferecimento de conteúdos relevantes para sua audiência. Diante disso, qual seria a melhor opção, Google Ads ou SEO?

“O ideal é aliar as duas estratégias, pois, assim, é possível alcançar resultados ainda melhores.”

 

Google Ads e SEO: gerando mais tráfego e conversões para seu site

 

Você pôde perceber que essas estratégias de SEM podem trazer resultados concretos para seu negócio. Isso porque elas são formas de atrair novos clientes se manter competitivo.

De fato, o investimento em Google Ads e SEO é crucial para que se tenha uma presença mais forte na web, visto que possibilita uma maior visibilidade nos mecanismos de busca.

 

E você, utiliza Google Ads ou SEO para obter mais tráfego para seu site? Compartilhe sua experiência!

2020-01-17T12:28:08-02:00
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