Grátis, prático e rápido. O Google Meu Negócio é primordial para sua empresa ser encontrada por quem precisa dos seus serviços! E aí, ainda vai ficar de fora?
Não é segredo para nenhum empreendedor que o Google é uma ferramenta poderosa de divulgação e, ao contrário do que se pensa, nem tudo exige investimento em dinheiro para ter visibilidade nos motores de busca online, um exemplo disso é o Google Meu Negócio.
Se sua empresa não está cadastrada no Google Meu Negócio está na hora de aproveitar esse artigo e já fazer o cadastro da sua empresa, mas antes vamos te explicar o que é e para que serve essa funcionalidade oferecida SEM CUSTO pelo Google.
O que é o Google Meu Negócio?
Hoje, a maioria das pessoas procura por um produto, serviço ou empresa diretamente pelo Google. Ao procurar uma empresa, o potencial cliente gostaria de obter informações, como endereço, telefone, site, fotos, avaliações etc. e esse é o papel do Google Meu Negócio, trazer informações mais detalhadas da sua empresa para quem está procurando pelo serviço que você oferece.
Mas você deve estar se perguntando: como ele pode me ajudar, já que há milhares de empresas cadastradas? Bem, aí que está o pulo do gato! O Google Meu Negócio também é vinculado ao Google Maps, ou seja, quando alguém faz uma busca pelo seu produto/serviço, o Google tende a mostrar as empresas mais próximas ao usuário. Por exemplo: está procurando um restaurante, a busca tende a trazer os estabelecimentos mais perto de você.
Entretanto, estar no Google Meu Negócio não beneficia apenas negócios locais. Mesmo que sua empresa não atenda os clientes direto no estabelecimento, ele é uma importante ferramenta para trazer visibilidade e tráfego para seu empreendimento. E, mais, por ser grátis não custa nada utilizar essa funcionalidade, não é mesmo?
Vantagens de usar o Google Meu Negócio
Além de ser gratuito e ampliar a sua presença no digital, mesmo que você não tenha um site. Vamos listar aqui quais outros benefícios você tem ao se cadastrar no Google Meu Negócio.
Vínculo com o Google Maps
A maioria dos dispositivos trabalha com o preceito de localização. Isso se a funcionalidade estiver ativada no seu celular ou computador. De qualquer forma, ao criar sua conta com o endereço físico do seu negócio, automaticamente você o vincula ao Google Maps, ou seja, quando estiver usando a ferramenta sua empresa também aparecerá nos mapas do Google.
Caso a localização do dispositivo do seu potencial cliente esteja ativado, ao procurar por um serviço específico, as chances de sua empresa aparecer como sugestão é grande e isso vale para qualquer tipo de empresa: serviços médicos, restaurantes, lojas de roupa, escolas, material de construção, enfim.
Exposição rápida no Google
Se você fizer o cadastro correto, preenchendo as informações da sua empresa de maneira otimizada para perfis empresariais, seu negócio pode aparecer rapidamente nas ferramentas de busca do Google. Uma forma prática e eficiente de marcar presença no ambiente digital e estar onde seus potenciais clientes estão. Uma ferramenta de marketing fácil e direcionada.
Não tem um site? Sem problemas, o Google Meu Negócio também é para você
Se você não tiver um site, você também pode cadastrar sua empresa na ferramenta. Inclusive tem a opção de criar um website pelo próprio Google Meu Negócio. Claro, que não será um site com várias páginas e com estratégias de SEO – Search Engine Optimization (que são técnicas de marketing que trazem ainda mais visibilidade e notoriedade para a sua marca nas ferramentas de busca), mas é um excelente ponto de partida. O importante é começar!
Interaja com seus clientes
Através do Google Meu Negócio é possível você interagir com seus clientes em potenciais. Você pode responder comentários, enviar promoções para seus seguidores, entre outras funcionalidades. Por meio da ferramenta, ao criar um site, você pode inclusive escolher a forma como seu cliente entrará em contato com você, seja por email, telefone, WhatsApp etc.
Relatório de acessos
Claro que o Google Meu Negócio não oferece informações tão detalhadas quanto o Google Analytics (quando se tem um website mais completo), de qualquer forma é uma ótima ferramenta para analisar como seu público interage com a sua empresa pelo Google Meu Negócio. Esse pequeno relatório traz informações, como: visualizações da página, chamadas, clique no site, solicitações de rota, número de seguidores e pesquisa.
Um plus para o marketing digital
Atualmente, não é segredo para ninguém que ter presença digital para construir a reputação da sua empresa no ambiente online é quase obrigatória para conquistar mais clientes e ampliar as vendas. Claro que o marketing digital não substituiu o “boca a boca”, mas ele ganhou novos modelos de divulgação com as redes sociais, ou seja: quando um cliente fica satisfeito (ou não) ele usa as redes sociais para compartilhar a sua experiência, seja ela positiva ou negativa. Esse detalhe pode fazer toda a diferença e representar o crescimento ou o fracasso do seu negócio.
Sendo assim, se você confia no serviço/produto que oferece e quer crescer no mercado, onde a concorrência está cada vez mais acirrada, investir em marketing digital é mais que necessário, e estar no Google Meu Negócio é uma das formas de começar a construir notoriedade. Entretanto, não se limite a essa ferramenta. Ter um site (mesmo que simples), criar um perfil ativo nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Linkedin, TikTok (claro, identifique onde seu cliente está para concentrar seus esforços nas ferramentas mais adequadas) é muito importante para divulgar a sua empresa.
Legal! Mas como entrar no Google Meu Negócio?
É muito mais fácil do que você imagina! Acesse o Google Meu Negócio, lá tem todas as informações que você precisa para criar a sua conta no Google Meu Negócio. A explicação é bem simples e didática, mas vamos resumir aqui para você.
- Vá à página do Google Meu Negócio e clique em Gerenciar Agora;
- Entre com a sua conta do Google, se não tiver o site vai te direcionar para criar uma;
- Depois ele vai te direcionar para uma página onde você começa a preencher as informações sobre seu negócio, como nome, categoria etc. É importante preencher os dados corretamente, lembre-se que é um mecanismo de divulgação para a sua empresa;
- Após preencher todos os dados, o Google solicitará uma confirmação de segurança para confirmar que você é o proprietário legítimo para gerenciar sua conta no Google Meu Negócio. Isso pode ser feito por telefone, SMS, ou envio de uma carta com um código para o endereço cadastrado;
- Depois de confirmar as informações você pode adicionar novos recursos, como criar um site, inserir fotos, entre outros disponíveis pela ferramenta.
Prontinho, você já tem sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio! Entretanto, não se esqueça de sempre responder as solicitações de seus possíveis clientes, assim como os comentários e avaliações. Afinal, o atendimento de qualidade é uma das melhores maneiras de construir a reputação da sua marca ao longo do tempo. Ah, e é claro! Mantenha as informações sempre atualizadas, isso garante a credibilidade da sua empresa e amplia a visibilidade!
E aí? Aproveita que leu esse artigo e já faz o seu cadastro. É rápido e prático!
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