Ideias para aumentar a produtividade das equipes

Não existe um gestor ou administrador que não pesquise como aumentar a produtividade de equipes dentro da sua empresa. Afinal, mesmo os líderes de mercado querem saber como se tornar mais produtivos (e essa mentalidade é a razão para serem líderes em seus segmentos).

No entanto, será que existe alguma fórmula mágica para deixar o seu time mais produtivo? Claro que não. Se houvesse, todos a usariam.

O que existem, entretanto, é uma série de estratégias que podem auxiliar a aumentar a produtividade das suas equipes. Por isso, vale a pena colocá-las em prática e ver como seu time reage.

E aí, quer saber quais as melhores ideias de como aumentar a produtividade de equipes? Então siga a leitura a seguir!

Invista na motivação para saber como aumentar a produtividade de equipes

Não há dúvidas de que um funcionário motivado e engajado em seu trabalho é muito mais produtivo do que um que não esteja satisfeito no seu posto. No entanto, um estudo da Harvard Business School aproveitou para identificar a ciência nisso.

Segundo o estudo, a motivação interna de um funcionário está intimamente ligada com a sua produtividade. Por isso, é importante que um líder identifique o que motiva a sua equipe e crie ações que possam explorar isso.

Por exemplo, é possível que as equipes de empresas mais competitivas se sintam mais motivados ao competir com outras empresas do que ao receber um bônus no fim do ano.

Já times mais caseiros e com um vínculo maior entre si podem privilegiar mais uma viagem de fim de ano com as respectivas famílias do que comissões de venda.

É importante conhecer a equipe e saber o que faz com que ela se sinta motivada a trabalhar e produzir cada vez mais.

Envie seu time para treinamentos constantes de muitos assuntos diferentes

Além de questões motivacionais, existem elementos técnicos que influenciam na produtividade de uma equipe profissional. Pense, por exemplo, em um time de vendedores.

Mesmo que estejam com o mindset de alta produtividade correto, eles ainda precisarão ter a capacidade técnica para fechar mais negócios quando negociarem com os clientes em potencial.

Além disso, os profissionais ainda precisarão de conhecimentos para organizar a sua abordagem, planejar o trabalho mensal e até mesmo colocar a vida pessoal em ordem (já que a vida pessoal tem impacto na sua produtividade).

Por isso, o ideal é enviar o time para treinamentos constantes, que possam ensinar boas técnicas, conhecimentos e ajudá-los a resolver seus problemas pessoais. Assim, eles terão as ferramentas em mãos para conseguir se tornar mais produtivos.

Garanta que a equipe se sinta reconhecida dentro da empresa

O reconhecimento é uma das palavras-chave quando se fala de como aumentar a produtividade de equipes. Afinal, se sentir reconhecido é essencial para estar satisfeito e se esforçar mais.

Muitos empregados começam a perder o ímpeto de empreender, inovar e contribuir quando sentem que essas ações não são recompensadas, quando a empresa não reconhece o esforço feito ou quando o ambiente não é propício para inovações.

Por isso, é importante que um líder tenha atenção para perceber as ações de sua empresa e saiba reconhecer e valorizar quando um membro tem uma iniciativa inovadora, mesmo que não traga recompensas logo de cara.

Realize palestras motivacionais com a sua equipe frequentemente

Uma palestra para empresas pode ter um impacto muito importante na produtividade da sua equipe. Isso porque um bom palestrante consegue passar conhecimentos e conceitos em formato de storytelling de maneira que nenhuma outra atividade consegue.

Na prática, isso permite que os funcionários possam resolver problemas pessoais, assimilar melhor as técnicas de trabalho e se motivar mais mesmo que acabem por não perceber isso.

Portanto, é importante pesquisar sobre os melhores palestrantes motivacionais para empresas e tentar encontrar aquele que faz mais sentido para o contexto do seu time.

Incentive sua equipe a apostar em projetos próprios

Empresas de alta performance como o Google, a Ubisoft, a Microsoft e outras contam com vários programas internos que incentivam os trabalhadores a tomar um pouco de tempo para investir em projetos próprios.

Além de trazer resultados muito positivos para essas empresas, inclusive aumentando os seus portfólios de ativos, os programas ajudam a manter os funcionários mais produtivos, com fluxo criativo em alta e com senso crítico aguçado.

Por isso, é interessante investir em programas que possam incentivar as equipes a criar mais e trabalhar em projetos próprios, mesmo que não tragam resultados de primeira para a empresa.

Essas são algumas das melhores ideias de como aumentar a produtividade de equipes dentro de um ambiente corporativo. Nem todas funcionam com todos os funcionários ou com todos os contextos, claro, mas podem e devem ser adaptadas para chegar ao melhor resultado possível para a empresa.

E aí, o que achou das ideias que demos para aumentar a produtividade dos seus times? Alguma delas pareceu útil para o seu contexto? Comente abaixo com a sua opinião então!

2020-02-28T15:35:54-03:00
Open chat