Marketing automotivo: conheça algumas estratégias que funcionam

Atualmente, o carro se tornou não apenas um dos meios de transporte mais utilizados, mas também um objeto real de desejo. O processo de escolha de um carro, de fato, é talvez um dos mais complexos e longos, que leva em consideração não apenas as vantagens ou desvantagens deste ou daquele modelo, mas também e, acima de tudo, a emoção que move o veículo específico.

Estratégias de marketing automotivo

1. Crie uma estratégia de marketing para maximizar a visibilidade para os consumidores

Quem está prestes a comprar um carro passa muito tempo online entre um canal e outro, procurando informações e preços.

Para estar sempre na linha de frente no caminho das compras dos clientes modernos, é necessário que a abordagem de marketing seja multicanal para melhorar relacionamento com o público. Isso significa espalhar atividades de marketing em vários canais, de e-mails a redes sociais e pesquisas pagas, com foco em cada fase da venda.

2. Use seu site como o principal recurso digital

Para alcançar ainda mais compradores online, você precisa garantir que o site seja uma das primeiras opções exibidas por quem procura um carro em uma área específica. O site é uma ferramenta crucial de vendas e deve ser tratado como tal: em muitos casos, é a primeira oportunidade de interagir com clientes em potencial.

3. Crie conteúdo interativo

A tecnologia moderna mudou e enriqueceu o conteúdo de marketing de várias maneiras, a mais interessante delas é a introdução de conteúdo interativo, projetado para facilitar a participação do usuário.

A vantagem mais óbvia do conteúdo interativo é o aumento do envolvimento, pois 81% dos comerciantes descobriram e concordam que o conteúdo interativo capta a atenção com mais eficácia do que o conteúdo estático.

Além disso, o compartilhamento desse conteúdo é realmente vantajoso: se você compartilhar sobre a venda de som automotivo, por exemplo, e um amigo confiável em sua rede compartilhar o que você postou, o conteúdo em si será mais confiável.

4. Faça bom uso do feedback negativo do cliente

Embora possa parecer estranho, o feedback negativo do cliente pode ser tão importante para sua estratégia de gerenciamento de reputação quanto os elogios mais lisonjeiros. Pois qual é a qualidade que mais torna uma marca confiável? Na nossa opinião, é transparência.

Os clientes querem que a marca seja capaz de admitir quando comete erros, não atende às expectativas ou não pode colocar uma ideia em prática.

usando o tablet na oficina

5. Crie promoções e ofertas

Construir uma campanha promocional adequada requer conhecimento de elementos básicos, como os conceitos de persuasão e os princípios fundamentais da psicologia social.

Existem muitos livros sobre como criar promoções efetivas e muitos outros sobre as técnicas usadas no marketing para incentivar a compra; mas você pode usar:

  1. Reciprocidade: Quando uma pessoa recebe algo, geralmente está mais inclinada a retribuir o favor; consequentemente, se o “presente” é realmente percebido como tal, pode predispor a uma atitude mais favorável em relação às propostas subsequentes. Alguns sites oferecem cupons de desconto na compra de mercadorias.
  2. Compromisso e consistência: É uma tendência a manter uma certa atitude. Se pudermos envolver as pessoas em um ato, é muito provável que elas continuem no mesmo caminho.
  3. Promoções eficazes como testemunho social: O homem tende a imitar outras pessoas e, portanto, a consciência de que outros decidiram aceitar uma determinada proposta ou simplesmente pensar em avaliá-la influenciará sua escolha final.
  4. Testemunho social: Revisões, classificações de usuários ou o número de pessoas que compraram um ativo são um exemplo de como esse princípio pode ser explorado. Só o fato de saber que alguém comprou o produto e que ele foi bom é uma alavanca fundamental que afeta muito a escolha do consumidor.

6. Desenvolva um plano editorial para seus perfis sociais

A rede social também é certamente uma das ferramentas de marketing a serem incluídas nas estratégias de marketing de uma empresa.

Se você ainda não o fez, desenvolva um plano editorial para seus perfis sociais, estabelecendo qual e quanto conteúdo publicar diariamente, semanalmente ou mensalmente, e equipado com as habilidades necessárias para criá-los.

7. Use o Pinterest para promover seus negócios

O uso do Pinterest pelas empresas ainda é bastante limitado em nosso país. No entanto, existem muitas boas razões para incluí-lo em suas estratégias de marketing.

A principal é que essa rede social funciona, de fato, como um mecanismo de pesquisa visual no qual as pessoas pesquisam e salvam as imagens dos produtos que desejam e gostariam de comprar.

Sem ir mais longe, esses já são dois excelentes motivos pelos quais você deve usá-lo para promover seus negócios, especialmente se você tiver conteúdo de imagem “forte” para mostrar.

8. Estude seus concorrentes

Antes de embarcar em suas estratégias de marketing, estude a concorrência para entender como ela se moverá e quais são seus pontos fortes e fracos.

Analise o site, as páginas sociais e os e-mails enviados pelos seus concorrentes aos usuários, assim, você poderá obter muitas informações valiosas sobre o estilo de comunicação e as estratégias usadas para promover e interagir com seu público.

2020-03-01T15:38:02-03:00
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