SEO local: como posicionar sua marca e conseguir mais clientes

Quem deseja que seu negócio seja visto pelas pessoas que se encontram perto dele precisa buscar formas de aparecer nos mecanismos de busca. Por isso, o investimento em SEO local deve ser priorizado.

De fato, a otimização de sites local é fundamental para facilitar a segmentação do público-alvo. Isso porque as ferramentas utilizadas nessa estratégia permitem que lojas sejam encontradas por meio de um algoritmo de busca.

Com o intuito de falar mais sobre o assunto, mostramos como fazer SEO local e se beneficiar da aplicação das técnicas que compõem essa estratégia. Aproveite a leitura e comece a atrair mais clientes para sua empresa agora mesmo.

 

Criar conteúdo local para atrair mais clientes

 

Basicamente há duas formas de aparecer no Google: anunciando ou publicando conteúdo e ranqueando de forma orgânica.

Anunciar no Google também é uma excelente forma de ter resultados, porém o nosso foco neste conteúdo será mais relacionado ao posicionamento orgânico.

Umas das técnicas mais importantes de SEO local para empresas é o oferecimento de conteúdos que tenham relação com a comunidade em que seu negócio está inserido.

Essa é uma forma de oferecer informações relevantes para o seu público-alvo, de modo a atraí-lo para seu negócio.

Mas como é possível colocar essa estratégia em prática? Uma boa forma de fazer isso é criar um blog.

Nele, você pode publicar notícias relacionadas ou não ao seu nicho ou segmento de atuação. O mais importante é que essas notícias tenham relação com a localidade do seu negócio.

É possível oferecer conteúdos sobre eventos importantes e novas parcerias entre negócios locais.

Se você costuma apoiar esses eventos, mostre à comunidade como seu negócio contribuiu para que fosse possível realizá-los.

Vamos a um exemplo prático: você possui uma clínica odontológica em Curitiba (Paraná). Então você publica assuntos relacionados à saúde bucal, de preferência notícias relevantes sobre o tema na sua região.

Se você publicar conteúdo relacionado a sua região, o Google entende que seu site também pode posicionar para outros termos de seu interesse, como por exemplo “dentista em Curitiba”.

Assim você aumenta a probabilidade de estar bem posicionado para os termos que mais podem trazer bons resultados para o seu negócio.

seo local

Usando o Google Meu Negócio

 

Ter um perfil nessa plataforma permite que sua loja seja localizada pelos clientes em uma pesquisa no mecanismo de busca Google ou no Google Maps.

Por isso, o Google Meu Negócio é uma eficiente ferramenta de SEO local para pequenas e médias empresas.

Além do endereço completo e dos contatos do negócio, os usuários podem conferir às rotas que levam de seu endereço ao local do serviço que procuram.

Os perfis do Google Meu Negócio permitem também que os administradores dos perfis publiquem ofertas de seus produtos e serviços.

É possível ainda ter acesso a métricas que indicam como os clientes estão interagindo com seu perfil.

 

Manter perfis ativos e atualizados

 

Não basta fazer blogs e perfis em redes sociais e no Google Meu Negócio. É importante encarar essas páginas como canais de relacionamento da empresa com seus possíveis clientes.

O ideal para que se possa manter um bom posicionamento local na web e não perder a oportunidade de responder a todos os engajamentos é utilizar ferramentas de automação.

Essas ferramentas permitem ainda programar postagens, evitando que as páginas fiquem paradas por muito tempo.

Além disso, é fundamental que os administradores dos perfis mantenham dados de endereços e contato atualizados. Somente assim os clientes poderão encontrar o negócio ao realizarem pesquisas em mecanismos de buscas.

Não se esqueça de que 46% dos usuários da internet pesquisam por serviços locais utilizando esses recursos. Daí a importância do SEO local para Google e outros buscadores.

Avaliações de outros clientes

 

Uma boa estratégia de SEO local para fazer com que seu negócio seja encontrado por seu público é habilitando as avaliações e depoimentos que os consumidores fazem.

Diversas plataformas que utilizam recursos de geolocalização oferecem aos clientes a possibilidade de dar feedbacks sobre os serviços adquiridos.

Entre esses sites, podemos citar o Google Meu Negócio. O algoritmo desse site tende a colocar nas primeiras posições do pacote local as empresas com as melhores avaliações.

Isso ocorre porque o Google “aprende” sobre os sites a partir das reações de seus usuários.

Se seu perfil não têm avaliações ou se elas são ruins, a tendência é que o Google entenda que sua empresa não merece um bom ranqueamento.

Sabemos que estar atento a todos os pontos que listamos nesse artigo é um grande desafio para empreendedores. Isso porque um negócio costuma ter muitas outras variáveis que merecem atenção especial.

Por isso, indicamos a contratação de profissionais experientes para que se possa aplicar o SEO local com mais eficiência. Ademais, esse investimento permite ao empreendedor ter mais tempo para realizar outras atividades.

 

E você, quais estratégias de SEO local para negócios têm utilizado para alcançar mais clientes em sua região? Comente!

2020-01-26T18:15:39-02:00
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